PICASSO, PICASSO,PICASSO

terça-feira, setembro 12, 2006

Efemérides

12 de Setembro
1848 - Elisabeth Barrett, poetisa inglesa, conhecida, sobretudo, pelos seus 44 sonetos amorosos, foge da alçada paterna, ao que parece bem despótica,e casa com o também poeta Robert Browning.
O conhecimento mútuo deveu-se a uma situação singular: a poetisa, de saúde muito delicada, vivia uma melancólica existência, enclausurada e vazia de amores. Passada a idade dos sonhos românticos de enamoramento, a composição poética preenchia-lhe os dias e a alma. Browning, autor, entre outros, de "The Ring and the Book", poeta influenciado especialmente pelo romantismo de Shelley e pelo renascimento italiano, vivia em Londres, onde lhe chegou a obra de Barrett. O deslumbramento total que sentiu dificilmente cabem numa da frases que lhe enviou e a subjugaram : "amo estes livros e si também".
Desta forma, ainda em pleno século do romantismo , renegam a passividade dos amores trágicos e impossíveis, aceitam fazer o seu destino, protagonistas reais de uma vida real, também já à espreita no realismo literário que dealbava com Balzac, Stendhal, Flaubert, entre outros.
*
1974 - Cidadãos brancos, racistas e irados, atacam os autocarros que, em Boston, transportavam crianças negras, em dia de abertura do novo ano escolar. A razão desta violência estava na decisão judicial que pretendia a integração dos estudantes negros nas escolas predominantemente brancas. O protesto durou vários meses e mobilizou a Guarda Nacional. (in:Hoje na Història)

1 comentário:

Anónimo disse...

Duas forças da natureza, de facto. E da nossa literatura. Faz bem em recordá-los, que a memória costuma ser curta para os nossos próprios valores.