1695 - O governo inglês proíbe os irlandeses católicos de se dedicarem ao ensino, de os seus jovens irem estudar no estrangeiro, de possuirem bens (armas ou cavalos) com valor superior as 5 libras.
[A Irlanda, situada a oeste da Grã-Bretanha, é uma ilha cristianizada a partir do século V e jamais conheceu unidade política.
Em 1534, o rei Henrique VIII deu início à Reforma Anglicana, que estabeleceu, na Inglaterra e em Gales, uma religião protestante oficial. Os irlandeses permaneceram inteiramente católicos, até mesmo como forma de preservar sua identidade nacional perante os dominadores ingleses. No reinado de Isabel I (ou Elizabeth I, 1558-1603)tomaram-se medidas que provocaram as primeiras revoltas, duramente reprimidas por aquela rainha anglicana e absolutista.No final do século XVII e início do XVIII, o Parlamento inglês adoptou medidas ainda mais duras contra os católicos da Irlanda. Foram feitas novas expropriações de terras, a prática do catolicismo sofreu fortes restrições (os seminários foram fechados) e os irlandeses católicos perderam vários direitos civis. Em 1905, os nacionalistas irlandeses fundaram o Sinn Fein (“Nós Sozinhos”), partido político que lutaria pela independência do país utilizando meios legais. Em contrapartida, os protestantes afiaram a Força de Voluntários do Ulster – formação paramilitar destinada a apoiar as tropas britânicas na Irlanda ]. (Fontes: Hist. Univ.; Wikipédia; Hoje na História)
1860 - Giuseppe Garibaldi conquista Nápoles e declara-se "Ditador das Duas Sicílias".[Uma das mais notáveis figuras da unificação italiana, ao lado de Giuseppe Mazzini e do Conde de Cavour, Garibaldi dedicou sua vida à luta contra a tirania].
.................................................. ................................................
E EFEMÉRIDES
1867 - nasce Camilo Pessanha, poeta simbolista, autor de Clépsidra, "a grande primeira personalidade do século (XX). No seu ritmo, as coisas bóiam como ao sabor de um violino, todos os recortes se esbatem,tudo se desincrusta dos seus lugares habituais para se agregar numa nova realidade ondeante"(Ant. José Saraiva).Morreu em Macau, destruído pelo ópio, em 1926.
Só, incessante, um som de flauta chora,
Viúva, grácil, na escuridão tranqüila,
- Perdida voz que de entre as mais se exila,
(...)
A flauta flébil... Quem há-de remi-la?
Quem sabe a dor que sem razão deplora?
Só, incessante, um som de flauta chora...
*
1986 - Desmond Tutu
torna-se arcebispo da cidade sul-africana do Cabo, dois anos depois de ter recebido o Nobel da Paz pela luta pacífica em que se empenhou contra o apartheid.[disse ele " uma pessoa só é pessoa porque reconhece os outros como pessoas"]
Sem comentários:
Enviar um comentário