PICASSO, PICASSO,PICASSO

quarta-feira, setembro 13, 2006

Efemérides - Presenças

(imagem in) .............................................................. (imagem in)
13 de Setembro

Com Aquilino aprendi os termos e as paisagens do interior remoto, e por vezes abrupto, quase sempre rude e singular. Percorri caminhos sinuosos e poeirentos, respirei o contacto e o cansaço em parceria muar, vivi a rudeza das brigas, a altanaria senhorial. Percebi como os espaços podem delinear as almas : Terras do Demo, Malhadinhas, A Casa Grande de Romarigães.

Em Natália admirei a força, o brilho, a sensualidade, a transbordante exuberância. Admirei e invejei o seu fulgor poético, a ironia, a polivalência de uma obra, o "discurso insólito e a linguagem, ora alegórica, ora interventora ":
*
Auto-retrato
"Espáduas brancas palpitantes:/ asas no exílio dum corpo./Os braços calhas cintilantes/ para o comboio da alma./ E os olhos emigrantes /no navio da pálpebra /encalhado em renúncia ou cobardia./ Por vezes fêmea. Por vezes monja./ Conforme a noite. Conforme o dia. /Molusco. Esponja /embebida num filtro de magia./ Aranha de ouro presa na teia dos seus ardis./ E aos pés um coração de louça quebrado em jogos infantis."
*
O Livro dos Amantes II

"Harmonioso vulto que em mim se dilui./ Tu és o poema /e és a origem donde ele flui./ Intuito de ter. Intuito de amor/ não compreendido./ Fica assim amor. Fica assim intuito./ Prometido".
*
Num mesmo dia de Setembro nasceram : em 1885, Aquilino Ribeiro; Natália Correia em 1923.

1 comentário:

Anónimo disse...

o comentário ao post anterior era, de facto, para este. No outro não fica mal, mas sem a designação de pertença.