PICASSO, PICASSO,PICASSO

segunda-feira, setembro 11, 2006

Efemérides - outras




11 de Setembro
1891 - Antero de Quental suicida-se nos Açores, de onde era natural. Filho e neto de liberais ( o pai participou do desembarque no Mindelo) teve, no entanto, uma educação religiosa e conservadora, posta fortemente à prova quando estudante em Coimbra. Ligada à rede europeia de caminho-de-ferro, a Universidade e a juventude coimbrãs tornaram-se vorazmente permeáveis á ebolição intelectual estrangeira, em contradição com a realidade nacional, predominantemente consevadora e pacóvia.Tornar-se-ia líder intelectual da sua geração, publicando textos contestatários, promovendo manifestações e associações. De uma das polémicas nasceriam as célebres " Conferências do Casino", reunindo à sua volta a élite intelectual e literária desta geração, a não menos célebre e progressista "Geração de 70".
Da sua produção literária, revolucionária e romântica, relembro excertos de alguns dos poemas por mim voluptuosamente memorizados na adolescência:
(...)

Acorda! é tempo! O sol, já alto e pleno,
(...)
Um mundo novo espera só um aceno...
Escuta! É a grande voz das multidões
São teus irmãos, que se erguem...
Mas de guerra... e são vozes de rebate!
Ergue-te, pois, soldado do Futuro,
E dos raios de luz do sonho puro,
Sonhador, faze espada de combate!"
ou
"Abrem-se as portas d'ouro com fragor.../ Mas dentro encontro só, cheio de dor,/ Silêncio e escuridão e nada mais!"


1973 - Golpe de Estado militar, no Chile, contra o governo de Salvador Allende, lider marxista eleito três anos antes. Pinochet , militar e autor do golpe, é nomeado presidente e passa a governar ditatorialmente, fazendo exterminar ou prender grande parte dos seus opositores. Mantém-se até 1990, após os resultados negativos do plebiscito de 1998.
Allende suicida-se(?), no palácio do governo, cercado pelas tropas de Pinochet.

Sem comentários: