PICASSO, PICASSO,PICASSO

domingo, fevereiro 10, 2008

O homem light

"...hedonismo-consumismo-permissividade-relativismo", são bandeiras do homem das nossas sociedades ocidentais. Este é o homem light que não se compromete com ideais a não ser com o materialismo que pode fornecer bem-estar, mas que "o converte num homem superficial, indiferente, permissivo, gerando nele um grande vazio moral".
Para este homem, a"verdade" é feita por encomenda, o que implica que cada um tenha sua verdade, e me reporta à realidade nacional, saturada de egoísmos. Noticiários monocórdicos e arrastados, tragédias mastigadas. Governos e oposições numa descarada política do interesse próprio, esquecendo na oposição o que dirão enquanto governo, autistas para o verdadeiro interesse a defender, o público.

Quando o livro de Enrique Rojas me caiu nas mãos, olhei-o de imediato com um pensamento preconceituoso. Era claro que não iria perder tempo com ele. Tinha esquecido o velho ditado "nunca digas nunca" ou "nunca digas desta água não beberei". Agora que iniciei a sua leitura, reconheço-lhe alguma superficialidade e tiques de conservadorismo, mas também muitos estímulos à reflexão.

4 comentários:

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo. até me atrevia a solicitar que me autorizasse a postar num blog este seu artigo, devidamente referenciado ao autor.
Aguardo
LF

mim disse...

Claro que sim, pois "honra-me" muito o seu pedido. Agradeço a visita.

Isabel Magalhães disse...

Obrigada pela sugestão. Vou acrescentá-la à lista dos que quero ler.



I.

mim disse...

Apesar de não aprofundar muito os temas, vale sempre a pena. Deixa-nos a vontade de o fazer, num tempo em que quase ninguém tem "tempo" para essas reflexões (passe a duplicação).