PICASSO, PICASSO,PICASSO

terça-feira, setembro 19, 2006

Pausa

Egofonias


Vivo de lado, perdida nas horas dos dias plasmados, de lado roçando nas noites perdidas.
Na busca incessante dos brilho perfeitos, em mares espraiados mergulho de lado.
De lado me deito, de lado me assomo...
De lado o meu grito pela dor do meu lado aqui bem no centro.

Efemérides - Sufrágio

19 de Setembro
1893 - Nova Zelândia : é assinado o Tratado de Glasgow que concede o direito de voto às mulheres, pela primeira vez em qualquer paísdo mundo.
Kate Sheppard destaca-se como presidente do Conselho Nacional de Mulheres da Nova Zelândia. O movimento das mulheres empreendera uma vigorosa e difícil luta pelo que considerava serem os seus direitos de participação. Discursaram e manifestaram-se pelo país inteiro, assinaram petições e alcançaram a vitória neste dia mundialmente marcante.
Desde, pelo menos, 1405 que a luta de mulheres contra o preconceito e a discriminação toma forma escrita e pública : Christine de Pisan publica o seu livro "La Cité des Dames". O caminho seria longo e desbravado por muitas outras mulheres heróicas. Olympe de Gouges ou a inglesa Mary woolstonecraft são alguns desses nomes, mas é injusto não referir os de tantas que lutaram , umas com a pena, como Simone de Beauvoir, outras com o corpo, como as operárias americanas que ousaram fazer greve naquele inesquecível dia 8 de Março de 1857. Ainda hoje, como sabemos, a luta não pode ser dada por terminada. Sintomático que sejam mais raros os homens que ousam tentar inibir a afirmação feminina nesta batalha, insinuando relação directa entre este empenhamento, a fealdade e/ou o celibato. Deles, fica a arrogância e/ou a estupidez.

sábado, setembro 16, 2006

Sóis

Decidi não falar, hoje, do "Sol". Todos os outros o farão por mim. Li o que pude, on-line, não consegui qualquer exemplar - boa desculpa! Cansa-me este Portugal dos pequeninos,em circuito fechado e línguas farfalhudas, de gestos inoperantes.
Que venha o Sol, a chuva e o que mais se quiser. Por mim, só falarei se não for mote.

Egofonias


O boneco que se olha ao espelho, vê o outro. Traço por traço o vai compondo. Ruga que alisa, riso que rasga, passo que dança.Vive do outro. Precisa do outro.Odeia o outro. Ama o outro.
A parede sobrepõe-se ao espelho. Mata o outro. E o boneco.
O finito no seu lugar.

sexta-feira, setembro 15, 2006

Agatha Christie

(imagem DAQUI)

Também a inglesa Agatha Christie, nascida a 15 de Setembro de 1890, não precisará de apresentação. Viveria o suficiente para nos surpreender em cada página dos seus famosos escritos.Considerada a melhor autora de romances policiais do séc.XX, incluem-se entre as suas criações as figuras de Hercule Poirot e Miss Marple, responsáveis por tantas horas de deleite na minha juventude. A escolha de parceiro para o segundo casamento recaíu num arqueólogo, facto que comentava com ironia, explicando que isso levaria a um cada vez maior apreço por parte dele. Talvez fosse apenas resultado da mal sucedida anterior experiência, em que se viu trocada por uma mulher mais nova. Dela procurou tirar alguma desforra quando andou desaparecida, viajando e divertindo-se sob o nome da rival, Tessa Neele.

Oriana Fallaci

A melhor forma que conheço de celebrar alguém é escutando-o:
"¿Y qué tipo de libertad es la que impide pensar, hablar, ir contracorriente, rebelarse y oponerse a quienes nos invaden y nos amordazan? ¿Qué tipo de libertad es la que hace vivir a los ciudadanos con el temor de ser tratados o incluso procesados y condenados como delincuentes? ¿Qué tipo de libertad que, además de las razones, quiere censurar los sentimientos y, por lo tanto, establecer lo que debo amar, lo que debo odiar y, por consiguiente, si odio a los americanos y a los israelíes voy al Paraíso y si no amo a los musulmanes, voy al Infierno? Una no-libertad. Te lo digo yo" (da sua obra "A Raiva e o Orgulho", excerto in "El Mundo" de 15/09/06)
(Nova Yorque em fundo, numa imagem DAQUI)

quinta-feira, setembro 14, 2006

Isadora Duncan

Isadora Duncan merece destaque por não se ter limitado a viver e reproduzir. Americana de nascimento, teve a sua vida marcada por tragédias familiares que lhe não destruiram o génio e o amor pela dança. Viveu, amou e dançou com intensidade. O seu estilo rompe com os cânones tradicionais e levam -lhe o nome a todas as partes do Mundo. A morte dos filhos e os insucessos conjugais não esfriam a extravagância temperamental. Morreu como viveu, de forma única e vibrante, asfixiada pela longa écharpe, presa na roda traseira de um carro veloz.. Decorria o ano de 1927, ao que parece num dia 14 do mês de Setembro.

quarta-feira, setembro 13, 2006

Egofonias

(imagem DAQUI)
Saio sem olhar o céu. Absorta na necessidade de espaços. O espaço como mudança. Como personagem.
A chuva miudinha que cai , acinzentando as pedras e iluminando o alcatrão. Cinza e luz. Fogo. Queimadura.
O carro segue no seu automatismo. Cruzo semáforos, brilhos. A alma apagada.
O foco atinge-me. Azul. Volto à realidade do cruzamento.À cidade.
Olho o halo. Azul?! A aura do semáforo. O semáforo e a sua aura. Ou espelho da minha?
Azul ( e eu que sorrio das auras).
Gosto do azul: tranquilidade.Sem iridescências. Não é o meu azul. Hoje.
Perturbo-me. Não percebo nada de auras. Nem de mim.

Actualidade - cidadania

"Pancratium maritimum, plus connu sous le nom de lys maritime, va-t-il empêcher la communauté urbaine de Marseille de constuire un incinerateur dans la zone industrialo-portuaire de Fos-sur-Mer?"

Se inicialmente fiquei estupefacta, logo recordei o contexto : não estava na realidade nacional. A luta que se trava em Marselha retrata a habitual medição de força entre poderes que é semelhante nas diferentes latitudes. O que muda aqui, e traduz a evolução das mentalidades nas diferentes culturas, é o conceito de interesse público e o uso do direito de cidadania. Coro de vergonha e de tristeza quando percorro com o olhar a destruição da nossa paisagem, a loucura do litoral acimentado, o despudorado desinteresse pelo património citadino. Quais são as cidades e vilas deste país que têm preservado a sua memória, quer arquitectónica, quer paisagística? Que Câmaras Municipais têm resistido ao apelo cimenteiro das construtoras de gaiolas humanas? Onde ficam os espaços verdes? As velhas e características avenidas, memória de estilos e concepções diferentes de vida e de qualidade,vão desabando sob o olhar conivente dos poderes. Em seu lugar, surgem quadraturas de tijolo ou torres de vidro, espalhando-se dos centros à periferia, com uma única diferenciação : a do maior ou menor luxo, que se traduz no respectivo número de euros.

É este um velho assunto nacional, mas um problema sempre novo em cada dia. Por isso me envergonho da ignorância e da cobardia que mora em cada um de nós e nos impede de usar aquela cidadania.

Efemérides - Presenças

(imagem in) .............................................................. (imagem in)
13 de Setembro

Com Aquilino aprendi os termos e as paisagens do interior remoto, e por vezes abrupto, quase sempre rude e singular. Percorri caminhos sinuosos e poeirentos, respirei o contacto e o cansaço em parceria muar, vivi a rudeza das brigas, a altanaria senhorial. Percebi como os espaços podem delinear as almas : Terras do Demo, Malhadinhas, A Casa Grande de Romarigães.

Em Natália admirei a força, o brilho, a sensualidade, a transbordante exuberância. Admirei e invejei o seu fulgor poético, a ironia, a polivalência de uma obra, o "discurso insólito e a linguagem, ora alegórica, ora interventora ":
*
Auto-retrato
"Espáduas brancas palpitantes:/ asas no exílio dum corpo./Os braços calhas cintilantes/ para o comboio da alma./ E os olhos emigrantes /no navio da pálpebra /encalhado em renúncia ou cobardia./ Por vezes fêmea. Por vezes monja./ Conforme a noite. Conforme o dia. /Molusco. Esponja /embebida num filtro de magia./ Aranha de ouro presa na teia dos seus ardis./ E aos pés um coração de louça quebrado em jogos infantis."
*
O Livro dos Amantes II

"Harmonioso vulto que em mim se dilui./ Tu és o poema /e és a origem donde ele flui./ Intuito de ter. Intuito de amor/ não compreendido./ Fica assim amor. Fica assim intuito./ Prometido".
*
Num mesmo dia de Setembro nasceram : em 1885, Aquilino Ribeiro; Natália Correia em 1923.

terça-feira, setembro 12, 2006

Efemérides

12 de Setembro
1848 - Elisabeth Barrett, poetisa inglesa, conhecida, sobretudo, pelos seus 44 sonetos amorosos, foge da alçada paterna, ao que parece bem despótica,e casa com o também poeta Robert Browning.
O conhecimento mútuo deveu-se a uma situação singular: a poetisa, de saúde muito delicada, vivia uma melancólica existência, enclausurada e vazia de amores. Passada a idade dos sonhos românticos de enamoramento, a composição poética preenchia-lhe os dias e a alma. Browning, autor, entre outros, de "The Ring and the Book", poeta influenciado especialmente pelo romantismo de Shelley e pelo renascimento italiano, vivia em Londres, onde lhe chegou a obra de Barrett. O deslumbramento total que sentiu dificilmente cabem numa da frases que lhe enviou e a subjugaram : "amo estes livros e si também".
Desta forma, ainda em pleno século do romantismo , renegam a passividade dos amores trágicos e impossíveis, aceitam fazer o seu destino, protagonistas reais de uma vida real, também já à espreita no realismo literário que dealbava com Balzac, Stendhal, Flaubert, entre outros.
*
1974 - Cidadãos brancos, racistas e irados, atacam os autocarros que, em Boston, transportavam crianças negras, em dia de abertura do novo ano escolar. A razão desta violência estava na decisão judicial que pretendia a integração dos estudantes negros nas escolas predominantemente brancas. O protesto durou vários meses e mobilizou a Guarda Nacional. (in:Hoje na Història)

Actualidade - na TV


Porque não podemos apelidar de grande debate os pequenos frente-a- frente que contrapõem perspectivas políticas de dois ou três responsáveis partidários. Nem neles incluir algumas mesas redondas que são interessantíssimas discussões, ou antes, revelações do progresso técnico e científico do nosso tempo. Espero que seja óbvio não dever incluir os inúmeros programas de discussão estéril sobre os pontapés que foram dados na bola no último fim-de-semana. Até porque neles só se fala da corrupção, que parece já não poder ser escondida, quando o Sol já não consegue ser tapado pela peneira. Antes, as insinuações esgueiravam-se na conveniência de estar de bem com o "inimigo".
Tudo isto para dizer da minha frustração. Não ponho em causa méritos de trabalho da jornalista, mas confesso prefereria um programa com menos características de "luta de galos" e mais claros objectivos de dicussão séria e objectiva. Ontem isso, quanto a mim, não foi conseguido nem de perto nem de longe. A escolhas foram péssimas e muito limitadas. Pacheco Pereira, de quem todos conhecemos o ideário ( e que, apesar da discordância que tenho em variadíssimas questões, manteve uma linha de pensamento racional, objectiva), ficaria ali bem, se mais e melhor acompanhado; Mário Soares (a quem apoiei na sua última e infeliz canditadura), não demonstrou, ontem, a agilidade intelectual , tão surpreendentemente jovem no período referido, e, embora as suas intervenções contivessem as bases de propostas que me parecem acabar por vir a ser necessário desenvolver, mais cedo ou mais tarde, estreitou o seu pensamento em generalidades, sem aprofundar e desenvolver devidamente os pilares das suas teses, de forma a credibilizá-las. Custa-me constatar que foi um fraco desempenho. Quanto aos outros ocasionais interventores, interrogo-me da sua representatividade relativamente ao pensamento islâmico. Aquilo a que assisti foram intervenções cheias de ses e mas, sem posições definidas, esclarecidas e esclarecedoras. Já vi bem melhor por parte de representantes portugueses da nossa comunidade muçulmana.
Perante isto, resta-me desejar que os próximos debates o sejam de facto, para bem do esclarecimento público e, consequentemente, duma cidadania mais consciente e afirmada e menos fóbica.

Actualidade - o progresso

(in "Le Soir" - autoria de Kroll)

segunda-feira, setembro 11, 2006

Efemérides - outras




11 de Setembro
1891 - Antero de Quental suicida-se nos Açores, de onde era natural. Filho e neto de liberais ( o pai participou do desembarque no Mindelo) teve, no entanto, uma educação religiosa e conservadora, posta fortemente à prova quando estudante em Coimbra. Ligada à rede europeia de caminho-de-ferro, a Universidade e a juventude coimbrãs tornaram-se vorazmente permeáveis á ebolição intelectual estrangeira, em contradição com a realidade nacional, predominantemente consevadora e pacóvia.Tornar-se-ia líder intelectual da sua geração, publicando textos contestatários, promovendo manifestações e associações. De uma das polémicas nasceriam as célebres " Conferências do Casino", reunindo à sua volta a élite intelectual e literária desta geração, a não menos célebre e progressista "Geração de 70".
Da sua produção literária, revolucionária e romântica, relembro excertos de alguns dos poemas por mim voluptuosamente memorizados na adolescência:
(...)

Acorda! é tempo! O sol, já alto e pleno,
(...)
Um mundo novo espera só um aceno...
Escuta! É a grande voz das multidões
São teus irmãos, que se erguem...
Mas de guerra... e são vozes de rebate!
Ergue-te, pois, soldado do Futuro,
E dos raios de luz do sonho puro,
Sonhador, faze espada de combate!"
ou
"Abrem-se as portas d'ouro com fragor.../ Mas dentro encontro só, cheio de dor,/ Silêncio e escuridão e nada mais!"


1973 - Golpe de Estado militar, no Chile, contra o governo de Salvador Allende, lider marxista eleito três anos antes. Pinochet , militar e autor do golpe, é nomeado presidente e passa a governar ditatorialmente, fazendo exterminar ou prender grande parte dos seus opositores. Mantém-se até 1990, após os resultados negativos do plebiscito de 1998.
Allende suicida-se(?), no palácio do governo, cercado pelas tropas de Pinochet.

"In Memoriam"

A apropriação desta realidade americana pelo colectivo permite senti-la como nossa e à espreita em cada momento. O Mundo não é mais compartimentado pelas distâncias.Esta celebração é-o também pelas feridas pré-monitórias em cada um de nós. E para que tenha consequências e o sofrimento não tenha sido em vão. Por isso, a introspecção e a avaliação dos nossos erros como sociedade, globalmente falando. Porque a governação não pode ser um meio de exploração e a guerra um utensílio essencial. A violência gera violência.
Um atributo de diferenciação humana é a fala. O uso dela , a principal arma para o estabelecimento de compromissos.
Mas hoje, é tempo de manter vivos os inocentes apanhados pela História. Façamo-lo, recordando-os.

sábado, setembro 09, 2006

Actualidade - Linha de apoio a professores

(in)
Quase todos sabemos o que se passa diariamente nas escolas. Porque somos pais ou professores. E somos, ou fomos, também estudantes. As últimas décadas viveram a degradação do ensino. Não estão em causa as alterações necessárias e positivas, a obrigatoriedade do ensino, a democratização no acesso ao mesmo. O problema é que foram esquecidas as outras medidas complementares que a situação exigia : uma maior e mais heterogénea frequência escolar impõe um reforço de organização disciplinar que não significa repressão, mas que se chama autoridade. E isso falhou completamente. Terá que ver com a contextualização, uma sociedade marcada por uma revolução repositora da liberdade e pela suposta integração de uma cada vez maior chegada de imigrantes.

O primeiro ítem serviu de máscara ao abandalhamento: professor que não dê aulas a "brincar" não é bem-quisto, esquecendo-se que cada professor tem a sua personalidade e que não é menos competente aquele que não opta por essa estratégia. Estratégia tão na moda e, para mim, bastante similar àquela que passou a vigorar nas famílias, em que os pais terão que ser "irmãos" dos filhos para que tudo pareça correr bem, isto é, as crianças controlando a família através de exigências quase sempre conseguidas, impreparando-as para as dificuldades da vida e impondo, também na escola, o seu domínio, escudadas por esses pais, perdidos para os reais valores da liberdade.

O segundo, tão verdadeiro em Portugal como noutros países, resulta de uma série de problemas que ninguém aposta em resolver, e dos quais, inicialmente, ninguém suporia as consequências. O imigrante empresta os seus braços, vive na miséria e/ou na ilegalidade, os filhos vão ou não à escola, sem grandes objectivos inculcados numa vida de subsistência.

Claro que esta simplificação pode ser redutora, mas impõe-se a integração e a melhoria social da população desfavorecida, imigrante ou não, como se impõe o restabelecimento da autoridade do professor e o seu acompanhamento. Talvez, agora, se dê oportunidade para tirar o véu com que muitos docentes têm escondido o seu dia-a-dia na escola, onde não direi que a maioria sofre de violência, mas seguramente de indisciplina, meio-caminho para aquela e também para o famoso insucesso escolar.Vem isto a propósito do art. publicado hoje no "Público" como se pode ver no excerto que se segue:

"Os docentes vítimas de violência e indisciplina nas escolas podem contar a partir de segunda-feira com o apoio psicológico e jurídico de especialistas através de uma linha telefónica gratuita, promovida pela Associação Nacional de Professores(ANP). "(09.09.2006 - 10h27 Lusa )

"A equipa de técnicos estará acessível através do número 808962006, todos os dias úteis, entre as 11h00 e as 12h30 e entre as 18h30 e as 20h00"
Mas lembra-me também o art. que veio a público num jornal alemão, acusando a actualidade do tema :

"Como resposta aos problemas de violência nas escolas alemãs, representantes dos partidos políticos pediram nesta quarta-feira (05/04) medidas para recuperar anos de negligência na integração de crianças de origem estrangeira e de seus pais na sociedade alemã."
Como é feito, recentemente, e com iguais preocupações num jornal francês:

"Carte scolaire : la fin d'un tabou, par François Dubet et Marie Duru-Bellat
LE MONDE 08.09.06 15h24 • Mis à jour le 08.09.06 15h24
"

sexta-feira, setembro 08, 2006

Afectos IX - Matisse


Olhar o Mundo cansa...
também pode descontrair, clicando aqui


Actualidade - Ciência

Salienta-se hoje a conquista científica de investigadores portugueses que permitirá novas aplicações da genética à medicina.
"Uma equipa do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa, descobriu como funciona uma enzima que destrói moléculas responsáveis pelo metabolismo celular . A ribonuclease II é uma enzima que degrada moléculas de ARN, que são os mensageiros que transportam a informação do genoma para as células, para que estas fabriquem as proteínas necessárias para construir e manter em boa forma um ser vivo (ler mais ).
Mas hoje também há notícias de um outro importante passo:
Investigadores norte-americanos descobriram uma proteína com funções cruciais de mensageira química do cérebro. A substância proporciona a capacidade de reconhecer objectos e pessoas.
A proteína recicla uma substancia chamada "acetilcolina", que transporta as mensagens entre os neurónios. Quando os níveis dessa proteína se reduzem, o indivíduo começa a perder a memória e a apresentar sintomas semelhantes à doença neurológica de Alzheimer, que é progressiva e incurável. Os investigadores consideram que esta descoberta poderá conduzir ao desenvolvimento de novas formas de aliviar os sintomas da doença."
Ora bem, de vez em quando ... sempre chegam boas notícias.

quinta-feira, setembro 07, 2006

Efemérides

7 de Setembro
1695 - O governo inglês proíbe os irlandeses católicos de se dedicarem ao ensino, de os seus jovens irem estudar no estrangeiro, de possuirem bens (armas ou cavalos) com valor superior as 5 libras.


[A Irlanda, situada a oeste da Grã-Bretanha, é uma ilha cristianizada a partir do século V e jamais conheceu unidade política.
Em 1534, o rei Henrique VIII deu início à Reforma Anglicana, que estabeleceu, na Inglaterra e em Gales, uma religião protestante oficial. Os irlandeses permaneceram inteiramente católicos, até mesmo como forma de preservar sua identidade nacional perante os dominadores ingleses. No reinado de Isabel I (ou Elizabeth I, 1558-1603)tomaram-se medidas que provocaram as primeiras revoltas, duramente reprimidas por aquela rainha anglicana e absolutista.No final do século XVII e início do XVIII, o Parlamento inglês adoptou medidas ainda mais duras contra os católicos da Irlanda. Foram feitas novas expropriações de terras, a prática do catolicismo sofreu fortes restrições (os seminários foram fechados) e os irlandeses católicos perderam vários direitos civis. Em 1905, os nacionalistas irlandeses fundaram o Sinn Fein (“Nós Sozinhos”), partido político que lutaria pela independência do país utilizando meios legais. Em contrapartida, os protestantes afiaram a Força de Voluntários do Ulster – formação paramilitar destinada a apoiar as tropas britânicas na Irlanda ]. (Fontes: Hist. Univ.; Wikipédia; Hoje na História)

1860 - Giuseppe Garibaldi conquista Nápoles e declara-se "Ditador das Duas Sicílias".[Uma das mais notáveis figuras da unificação italiana, ao lado de Giuseppe Mazzini e do Conde de Cavour, Garibaldi dedicou sua vida à luta contra a tirania].

.................................................. ................................................

E EFEMÉRIDES

1867 - nasce Camilo Pessanha, poeta simbolista, autor de Clépsidra, "a grande primeira personalidade do século (XX). No seu ritmo, as coisas bóiam como ao sabor de um violino, todos os recortes se esbatem,tudo se desincrusta dos seus lugares habituais para se agregar numa nova realidade ondeante"(Ant. José Saraiva).Morreu em Macau, destruído pelo ópio, em 1926.

Só, incessante, um som de flauta chora,

Viúva, grácil, na escuridão tranqüila,

- Perdida voz que de entre as mais se exila,

(...)

A flauta flébil... Quem há-de remi-la?

Quem sabe a dor que sem razão deplora?

Só, incessante, um som de flauta chora...

*

1986 - Desmond Tutu torna-se arcebispo da cidade sul-africana do Cabo, dois anos depois de ter recebido o Nobel da Paz pela luta pacífica em que se empenhou contra o apartheid.[disse ele " uma pessoa só é pessoa porque reconhece os outros como pessoas"]

quarta-feira, setembro 06, 2006

Actualidade

Dois espaços, dois acontecimentos. Que civilização?

a) A guerra e os seus (i)limites (os EUA e as prisões clandestinas)

b) O pecado de nascer mulher( o direito sucessório japonês tende a adiar a modernização : a princesa Kiko deu à luz um rapaz, reduzindo a possibilidade da paridade vir a ser introduzida)

terça-feira, setembro 05, 2006

Itinerâncias - Silves


"Quarenta e nove dias durou o ataque [relatado por um cruzado alemão que participou no cerco] (...) A armada subiu o rio Arade até junto das muralhas da cidade. Esta era magnífica, com os seus palácios, o seu comércio fervilhante, os seus mirantes e, espreitando por entre os muros,os jardins onde as árvores de fruto alternavam com as perfumadas flores." (in "Algarve" de José Victor Adragão).

Isto passava-se no reinado de D. Sancho I, que voltaria a perder Silves para os mouros, mas a sua conquista tornou-se efectiva em 1242.

Tempo dos frondosos laranjais, do Arade a correr, sinuoso e livre, sem aterros e lodaçais (também ainda sem a velha ponte medieval de D.AfonsoV,construída à imagem das sólidas pontes romanas),e importante estrada marítima .

Tempo da borbulhante cultura árabe, dos seus califas, palácios e poetas, de que Silves ainda é um belo exemplar.

Tempo de poetas, tempo do poeta Ibne Ammar que a Silves canta:

"O meu poema é para ti como um jardim que o zêfiro visitou
e sobre o qual se inclinou o orvalho nocturno
até que o fez florir.
Com o teu nome vesti-lhe uma túnica de ouro
com o teu louvor espalhei sobre ele
o perfume do amílscar."

Nestes meses de calor e de feiras, Silves casa-se maravilhosamente com a feira medieval, que a enche do colorido e dos odores ricos de outrora. Máquina do tempo a que dificilmente resisto, tentações múltiplas no cruzar de cada tendinha.

Actualidade - assim vai o Planeta

Actualidade - eleições no Congo

Vi, com muito interesse, o art. de A.G. sobre este assunto, no Causa-Nossa. Com algum optimismo, que revela esperança, nele realça a importantíssima missão - eu diria obrigação - que a Europa tem de ajudar nestes contextos em que se travam conflitos de poder pessoal, nos bastidores ou declaradamente, sob a capa de interesse nacional, e onde a existência de forças privadas mescla e confunde os caminhos da democracia. A UE deverá ser a primeira interessada em assegurar a tranquilidade nos processos de transição democrática em África, cujo rumo foi tão egoísticamente intervencionado ao longo dos últimos séculos.Se outros aspectos humanitários não pesarem ,veja-se ao menos o reverso dessa medalha a reflectir-se já, diáriamente, sobretudo nos países da Europa mediterrânica. A ler.

segunda-feira, setembro 04, 2006

Efemérides

4 de Setembro

1870 - É conhecida em Paris a rendição de Sédan: Napoleão III é derrotado e feito prisoneiro pelos prussianos de Bismarck. A população, revoltada, exigiu a extinção do Império e a restauração da república (Terceira República) que se iria prolongar até Julho de 1940. O estado revolucionário que se instalou então em Paris, após a derrota francesa, ficou conhecido como a "Comuna de Paris", que se viu sozinha na luta contra os seus opositores. Os movimentos comunistas foram fácilmente sufocados nas outras cidades, e as tropas de Mac-Mahon entraram em Paris em Maio de 1971, destruindo as barricadas e exercendo dura repressão.


1886
- Rende-se Jerónimo, o último chefe guerreiro dos apaches.
Estas tribos viviam a N do México. De espírito rebelde, corajoso e semi-nómada,durante o séc. XIX os apaches puseram em dificuldades as tropas americanas e mexicanas. Cochise, Vitório e Jerónimo foram alguns dos que se notabilizaram nessa luta. E é o valente e astuto Jerónimo quem, com os seus homens, finalmente se rende ao cabo de quase 30 anos de combates pela terra e pela liberdade. Os que restaram do extermínio a que os submeteu a população branca foram confinados em reservas. Jerónimo morreria em 1909, no Forte Still, Estado do Oklahoma.

1888 - A kodak é criada e patenteada por George Eastman, o americano que iniciou a utilização de rolo de filme em vez de placas de vidro, criando a primeira portátil (caixote).

1970 - Salvador Allende vence as eleições, em coligação, tornando -se presidente do Chile até ao golpe de estado de 1973, data da sua morte (suicidou-se no Palácio de La Moneda, cercado pelas forças do exército) e do início da ditadura militar de Augusto Pinochet.

domingo, setembro 03, 2006

Campanha anti-tourada

(in "Naifismos")

Uma vez mais fico seduzida pela sensibilidade que o deconhecido "naïf" demonstra nas causas que defende. Fala (escreve) pouco e bem . Parabéns por haver ainda quem arrisque tomar o partido dos sentimentos e não se desculpe com a tradição. Esses bons"tradicionalistas" deviam experimentar os velhos costumes da servidão, da escravatura, da Inquisição,etc., etc.
Os meus respeitos.

sexta-feira, setembro 01, 2006

Efemérides - Segunda Guerra

(mapa in" História Universal Comparada")

1 de Setembro
1939 - Início da Segunda Guerra Mundial : à pretensão de recuperar os territórios perdidos com a derrota na Primeira Grande Guerra, a Alemanha juntava objectivos de alargamento territorial - "a teoria dos espaços vitais". Neste sentido, desencadeia-se o ataque das tropas alemãs à Polónia, sem prévia declaração de guerra. A França e a Grã-Bretanha exigem à Alemanha de Hitler a retirada imediata das suas forças, mas, não sendo obedecidas,declaram-lhe guerra no dia 3 de Setembro.
No entanto, os sinais de que esta guerra europeia tomaria um aspecto mais alargado já haviam detonado em 7 de Julho de 1937 com a demonstração de força por parte do Japão ao atacar a China (2ª guerra sino-japonesa) e a política de alianças que se foi gerando.