13 de Dezembro
Concílio de Trento
Paulo III, um Papa que gostava do fausto e que vivia rodeado de luxo, sabia não ser sustentável a situação da Igreja Católica, gravemente atingida pelas controvérsias com Calvino, Lutero e outros, e o consequente nascimento das várias Igrejas Protestantes. Mas possuía uma notável energia - são dele atitudes como a luta contra contra os turcos, a excomunhão de Henrique VIII de Inglaterra, a mediação entre Carlos V e Francisco I , a construcção de S. Pedro em Roma -e, também sob pressão da recém-formada Ordem Jesuíta, deu início neste dia de 1545 ao Concílio de Trento, que se alongou, com interrupções, até 1563. O Concílio pretendeu redefinir a doutrina católica face àqueles que a rejeitavam : a liberdade e responsabilidade humanas e não a predestinação; um cristianismo fiel à antiguidade e aos textos sagrados. A bondade de Deus é realçada, e não só a sua omnipotência, permite-se o uso de imagens cultuais e a veneração dos santos, mas restaura-se a disciplina e proíbe-se a acumulação de benefícios. Os Jesuítas impunham-se. Propunha-se que a misericórdia, a rigidez e a austeridade substituissem o esplendor, o esbajamento e os excessos. Era a Contra-Reforma. Na prática, tivemos a Inquisição, a estreiteza de vistas e o estrangulamento intelectual, a fuga da "inteligência" para os nações mais tolerantes, como os Países-Baixos, e uma orla sul-europeia retrógrada e sem brilho.
............................................................... * .............................................
Emily Brontë
Nascida no Yorkshire e cedo orfã de mãe, Emily Brontë e seus irmãos (todos recordam Charotte Brontë) encontraram na escrita a catarse para uma vivência familiar descompensada, numa época que valorizava muito os valores familiares e a conduta moral rígida e apertada. O seu extraordinário romance "O Monte dos Vendavais", retrato dessa sociedade vitoriana, veio à luz a 13 de Dezembro de 1847 e tornar-se ia um clássico da literatura inglesa, com várias adaptações ao cinema.
...................................................................... * ...............................................
Saddam Hussein
Como esconderijo, restou-lhe um buraco. Saddam Hussein foi capturado em 2003 e ainda decorre o seu julgamento. Violador dos direitos humanos, também ele poderia queixar-se disso mesmo "neste ajuste de contas" final. A sua condenação à morte não vai alterar o desastre da intervenção americana no Iraque.
1 comentário:
Sobre o fausto da Igreja e pobreza das respectivas finanças, faz-me lembrar um book que apareceu, recentemente nos escaparates tugas: "ONU, história da corrupção"
Enviar um comentário