PICASSO, PICASSO,PICASSO

sexta-feira, junho 23, 2006

Jogo de Sombras : a Arte e a Vida



Bonita , esta exposição. Como leiga, impreparada, fala em mim a impressão imediata dos e nos sentidos, que é prolixa. Um período vasto, diversas as correntes e as escolas , todas sedutoras . O que permite a escolha. Adoro os impressionistas , mas as loucas cores de outros, mais modernistas, estimulam-me intensamente. Dito assim, poderá parecer que discrimino o período inicial desta mostra, que vai do séc. XV ao XVIII. Não é assim : não me fala ao coração, mas à razão - as "escolas" flamenga, espanhola (e outras ) impressionam - me pelas sombras das imagens e das almas : parecem traduzir uma visão tão fragilizada dos Homens, tão vergados ao temor do desconhecido que lhes arrepanha os espíritos. Deus e Morte tão presentes , quase caricatura de crença, enternece-me , diverte-me e revolta-me - ao mesmo tempo . Espécie quase criança nos seus temores, mas tão adulta já no aproveitamento social e político que o Poder fazia disso mesmo.

3 comentários:

Anónimo disse...

gostei

Anónimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

Anónimo disse...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»