Reconforta constatar a assunção de culpas por parte do governo australiano perante a sofrida comunidade nativa. O que me perturba é a superficialidade da tomada de consciência dos nossos erros, enquanto humanos. Cordeiros hoje, amanhã lobos de novo. Este bater no peito, tão típico do arrependimento cristão, esvai-se nos mesmos ao virar da esquina. Analise-se a homofagia que campeia nos quatro cantos do Mundo. Mas é sempre bom respirarmos as pausas.
Para quem não leu as obras antropológicas que tratam dos povos ditos primitivos, encontra na web muitos sítios informativos da história da Austrália e das atrocidades que os colonizadores europeus (britânicos essencialmente) inflingiram aos aborígenes.
4 comentários:
E continuamos, nós os tugas cúmplices, a ter as mesmas posturas medíocres:
1 - China e o Tibete
2 - Petróleo do Sudão e o Darfur
3 - Sérvia e o Kosovo e a Sérvia e a Eslavónia.
Etc.
Infelizmente a questão é mais ampla, pois não se limita aos "tugas".Quase todos caem como aves de rapina sobre aqueles de onde podem extrair qualquer proveito.
O homem lobo do homem!
Cópia dos actuais comentários a esta postagem, transcrita no Oeiras Local pelo Fernando Lopes.
" d'assis disse...
Sensibiliza-me, igualmente,que as minhas cogitações encontrem eco no F.Lopes e que as publicite. Por vezes, fico desiludida com a natureza humana, mas ainda há muitos outras acções que ressuscitam as velhas esperanças na humanidade.
P.S.- no texto transcrito, onde se lê "nos quatro campos", deverá ler-se "nos quatro cantos".
14/Fev/2008 12:13:00
Isabel Magalhães disse...
A mim sensibiliza-me que nestes tempos cada vez mais conturbados ainda haja actos e situações que me fazem recuperar a confiança na humanidade. Apesar de esses actos serem apenas uma gota de água no oceano da injustiça.
14/Fev/2008 12:22:00
Fernando Lopes disse...
O meu obrigado, mais uma vez, pela prestimosa colaboração de D´Assis.
14/Fev/2008 16:33:00
Anónimo disse...
Um gesto de extrema Nobreza e sensibilidade humana, o do governo australiano.
Se bem pergunto, será que Isaltino Morais, fará o mesmo, pedir desculpas pelos crimes que tem cometido, contra o povo oeirense (o nativo claro).
14/Fev/2008 19:30:00
d'assis disse...
Actos, gestos que não deviam ser a excepção, sim a regra.
15/Fev/2008 11:03:00"
Enviar um comentário