PICASSO, PICASSO,PICASSO

domingo, novembro 18, 2007

O lado escuro

" Cada um de nós tem um lado escuro que nunca mostra a ninguém" - Mark Twain.

Por vezes mostramos. No ano de 1558, a 17 de Novembro, nascia a Idade Isabelina, tão importante na história da velha Inglaterra, coincidente com o Renascimento inglês, com Shakespeare e Marlowe, e com o apogeu do Império britânico. Isabel I, a admirável "Rainha Virgem", ao contrario do implacável Henrique VIII, seu pai, ocultou quase sempre esse lado sombrio, apesar das conspirações que rodearam a sucessão a Maria, a rainha sua irmã. Tornou a Inglaterra poderosa, esqueceu alguma felicidade pessoal, estendeu a sua memória a perder no tempo.
Mas hoje o aniversário é do lado lunar : em Jonestown, na Guiana, a 18 de Novembro de 1978, o fanático fundador do grupo religioso Tempo do Povo, Jim Jones, explorador ideológico, económico e sexual dos seus seguidores, quando percebeu dissidências e rebelião, julgou resolvê-las com a suposta beleza de um suicídio colectivo.

7 comentários:

Anónimo disse...

Cara senhora

Não sei se concorde consigo.

Quando ao lado lunar não é preciso ser maniqueísta para aceitar que todos temos, ainda que haja quem pense que não.
Também temos momentos solares, ai de nós se nãi tivessemos.

Quanto a falar da Rainha Isabel I...enfim nºao sei se viu a serie que começou no outro dia e depois desapareceu, ela era ainda criança...mas depois de virgem tinha muito pouco e santidade nenhuma.
Os Ingleses vendem bem a sua imagem.
Nessa série reparei que o Humanista autor da Utopia era colocado a matar herejes...6. Não sei se corresponde...mas...
Quanto ao dissimular, aprendeu..até chegar ao poder...ela é a assassina de Maria Suart...que a mataroa se podesse, talvez.
quAnto aos lados lunares associados as pseudo-religiões...GEAVE ME MY OLD RELIGION. dISSE

Anónimo disse...

aGORA HA CENSURA...PORQUE E Q NÃO APRECE

Anónimo disse...

nÃO SE ADMITE

Anónimo disse...

vou queizar-me ao provedor

Anónimo disse...

queixar-se ao provedor do cicer espaço? Onde e que isso fica? Pensava que tinha imposto condições, o que não era mau. Sempre impedia certos anónimos de entrar...

mim disse...

Caro comentador:

Isabel I não foi ostensiva na apresentação desse seu lado lunar, apesar do ambiente em que foi criada e que o estimulava. Muitas das suas opções têm que ver com esse ambíente e com a sua época.De qualquer modo, pretendo sobretudo salientar os aspectos radiosos da Era Isabelina para a Inglaterra, hoje, dia do anversário da sua coroação

mim disse...

Esquecia-me de salientar que ninguém está iludido a respeito da sua santidade ou virgindade. Mas é um epíteto que ficou na História e lembra o seu celibato.