À beleza da simetria prefiro a fragilidade da diferença. Só assim alcanço a tradução do mundo.
quarta-feira, novembro 28, 2007
quinta-feira, novembro 22, 2007
A Nossa Arca
Carrego o peso das minhas tendências culturais. A vista de olhos pelos jornais recalca o grito pelos crimes, acidentes, lutas - futebolísticas ou partidárias, nacionais ou internacionais - corrupções, e mil e uma outras tristezas. Por instinto de sobrevivência, muitas vezes, procuro abstrair-me das notícias ou aproveito-as como terapia. Lá fui eu ruminar o assunto, "a deixa" para histórias de todos nós, sempre a actualidade a chamar os ensinamentos passados. É o caso do artigo do jornal "Sol"- Dilúvio da Arca de Noé potenciou agricultura na Europa :"Partindo de evidências arqueológicas e datações por meio de carbono, os cientistas britânicos dizem que, na altura, uma placa de gelo que cobria a América do Norte derreteu (...) Com isto, o texto publicado no Quaternary Science Reviews indicia que a inundação, a criação de um canal entre os mares Mediterrâneo e Negro e o desenvolvimento da agricultura europeia de então, estão encadeados(...) "
quarta-feira, novembro 21, 2007
terça-feira, novembro 20, 2007
Percursos
segunda-feira, novembro 19, 2007
Bem-vinda, Sofia
Amo Turner pelas suas aguarelas, a induzirem-me, contraditóriamente, serenidade e tempestades íntimas, numa confluência dos sentidos. Escolho aqui as tonalidades quentes e a presença do Sol, a abrir um caminho de luz, mar dentro, qual amuleto benfazejo no dia em que me tornei tia-avó . Ficarei velha?!
Humanidades
Uma tela não de Turner, mas da vida.
Pensando, Enredando Sombras...
Também tu andas longe, ah mais longe que ninguém.
Pensando, soltando pássaros, desvanecendo imagens,
enterrando lâmpadas.
Campanário de brumas, que longe, lá no alto!
Afogando lamentos, moendo esperanças sombrias,
moleiro taciturno,
de bruços te vem a noite, longe da cidade.
.... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...
Tanta paixão de pranto agarrada ao meu corpo.
Sacudir de todas as raízes,
assalto de todas as ondas!
Rodava alegre, triste, interminável, a minha alma.
Pensando, enterrando lâmpadas nesta profunda solidão.
Mas quem és tu,quem és?
O Amor em Qualquer circunstância
domingo, novembro 18, 2007
O lado escuro
"Les blondes rendent les hommes plus bêtes"
Deparei-me com este artigo no "Le Soir" e agora percebo por que razão o Mundo - governado ainda maioritariamente por homens - vai de mal a pior, e o futuro nada risonho. Por isso, "mulheres ao poder": é que, loiras, cada vez há mais ...
sábado, novembro 17, 2007
Sol para todos
"Les déserts chauds couvrent environ 36 millions de km2 sur les 149 millions de km2 de terres émergées de la planète, explique le physicien Gerhard Knies, inspirateur du projet TREC (Trans-Mediterranean Revewable Energy Cooperation). L'énergie solaire frappant chaque année 1 km2 de désert est en moyenne de 2,2 térawattheures (TWh), soit 80 millions de TWh par an. Cela représente une quantité d'énergie si considérable que 1 % de la surface des déserts suffirait pour produire l'électricité nécessaire à l'ensemble de l'humanité." Dès lors, il devrait être possible, en multipliant les centrales solaires dans le désert, d'alimenter les pays riverains. Voire les pays européens..."
Aqui para nós, parece-me é que, por este caminho, nem precisaremos de ir ao lado de lá..