PICASSO, PICASSO,PICASSO

segunda-feira, julho 31, 2006

Efemérides

(imagem in)

31 de Julho

1703 - Daniel Defoe, escritor inglês, protestante e inconformista, num país transitóriamente católico e num mundo em profunda transformação,sofreu, neste dia, o desonroso castigo público do pelourinho.A causa estava nos seus panfletos contestatários, sobretudo no "The Shortest Way with Dissenters", onde atacava os tories anglicanos.

Destinado a uma vida religiosa, acabou por tentar os negocios,ao que parece, especulativamente. O jornaliasmo e as letras dominavam-no, mas só aos 60 anos, em 1719 ,o seu destino ficaria definitivamente traçado : "As Aventuras de Robinson Crusoe" marcaram a imaginação das gerações que se seguiram e transmitem,ao mesmo tempo, valores básicos da conduta humana , prevalecentes em situações de crise declarada e dela definidores. A sua obra futura manterá em comum esse traço de crise e solidão e 'reinventa' uma escrita com base em situações reais, trazendo à tona , nesse novo estilo, o berço jornalístico, o embrião de uma literatura de viagens.

1919 - Após a derrota na 1ª grande Guerra, a Alemanha viu-se forçada a negociar a paz, penosa nas condições e nas consequêncas. Ao abdicar, numa fase de profunda crise, o imperador e a aristocrática liderança militar atiraram o poder, e os problemas, para as mãos dos democratas. Nasceu assim a República de Weimar, desde sempre marcada por profundas dificuldades e desencantos, vias inevitáveis para o descontentamento que iria gerar o nazismo.

Blog da semana- a minha escolha

Poucas e boas. Para mim. Parece que "Naifismos" só funciona aos fins-de-semana. Mas revela uma lucidez e sensibilidade que me agradam. Estou em sintonia com a maioria das suas observações, pelo menos nos comentários que aqui elejo.Por isso, e mais uma vez,a minha escolha vai para este blog, com o post "À merda, uns e outros!". (imagem in "Associated Press")

sábado, julho 29, 2006

Efemérides

(imagem in)
29 de Julho
1907 -Sir Robert Baden Powell organiza um acampamento de Verão, para rapazes, prelúdio do escutismo que seria fundado no ano seguinte.
.................................................................
Já as últimas décadas do séc. XX tinham sido atravessadas por ideias reactivas contra a sociedade da mecanização, a sociedade industrializada. Por vezes foram apenas a defesa de uma vida mais saudável e luminosa para os trabalhadores. Noutros casos,porém, a rejeição dos valores contemporâneos do progresso e do racionalismo ganhava aspectos nacionalistas e puristas , como aconteceu na Alemanha - onde alguns defendiam a importância da terra para a conservaçao da sociedade e das tradições germânicas e muitos escritores desenvolveram doutrinas racistas. Pretendiam ligar a reacção contra a sociedade industrial ao culto da estirpe nacional e apelavam sobretudo à juventude como regeneradora duma sociedade depressiva .
Estas preocupações e doutrinadores encontraram eco no desenvolvimento dos vários movimentos juvenis , com algumas consequências de particular gravidade.
. Na Alemanha, onde se traduziu numa crença de superioridade racial, o movimento da juventude teve maiores efeitos, por razões da rapidíssima industrialização, frustração e incertezas políticas.
Na França não tanto, ainda se mantinham laços directos entre os habitantes das cidades e os campos.
Na Grã-Bretanha, o desporto e o exercício físico integravam o sistema das escolas públicas. Tentava-se compensar o desgaste e as perdas relacionadas com a guerra da África do Sul. Mas havia uma evidente ansiedade que se manifestava através da preocupação, quase neurótica, com o físico da nação : a compleição física dos membros das classes trabalhadoras ficava muito aquém da apresentada pelas outras classes da sociedade inglesa, o que não garantia a qualidade das tropas do 'Reino sua Majestade'.
É neste contexto europeu de valorização da juventude e do corpo que nasce o ideal escutista de Baden Powell .
Não é difícil perceber a evolução até aos nossos dias.

Afectos VI

Ou quando o diferente é tão igual...

sexta-feira, julho 28, 2006

'Life' ou Os Deuses devem estar Loucos

Ora veja, clicando em LIFE ...(desenho de jmorenodibujante)

quinta-feira, julho 27, 2006

Afectos V - Van Gogh

Para mim, férias de Verão

Efemérides

27 de Julho:

1824 - Nasce Alexandre Dumas, Filho. Escritor, tal como o pai (talvez sem se lhe equiparar no talento), reconhece-se nele o primeiro grande dramaturgo francês do realismo. A sua primeira peça realista , "A Dama das Camélias", trata da prostituição.
( Em Portugal, "Os Maias" de Eça de Queirós assinalam a adopção do realismo na nossa literatura) ..

quarta-feira, julho 26, 2006

Actualidades - "É pena"

a) - Um dos maiores museus de arte moderna o " Tate Modern de Londres" a preparar-se para 2012 -Jogos Olímpicos (in).

b) - O editorial de Helena Garrido - " É pena" - no d.n. de hoje , que sublinho:

"Há muito tempo que o poder local deixou de ser uma 'conquista' positiva da democracia (...)".(ver mais)


terça-feira, julho 25, 2006

Efemérides

25 de Julho
1139 - Batalha de Ourique. Após a pesada derrota infligida aos muçulmanos, D. Afonso Henriques passa a intitular-se rei.
"No lugar chamado 'Oric' travou-se uma batalha entre os pagãos e os cristãos, sob o comando do rei Afonso portucalense de um lado e do rei dos pagãos, Exemara, do outro" (O Chronicon Lamecense).
Uma tradição diz que Cristo aparecera ao rei cristão antes da batalha, mostrando dessa forma a natureza de eleicão divina e a predestinação de um futuro, para além da vitória pontual.
A "história" da lenda de Ourique ganha relevo em dois momentos especiais da nossa própria história :
- No séc XV, com os Descobrimentos e o cariz missionário que os acompanhava , D. João II pretendia reforçar essa imagem de predestinação nacional;
- No séc. XVII, quando se impunha afirmar a autonomia e a não sujeição do Reino a monarcas estrangeiros (lutas da Restauração).
(`É verdade que a História não se repete...mas dou comigo a pensar em Hegel).

Actualidade - mundo cruel

A bom entendedor, meia-palavra basta (de Romeu, in El País)

"Nuestros hermanos" e a estrada

Clique na imagem (in El País)

segunda-feira, julho 24, 2006

Efemérides


A Cidade Perdida (imagen in)
24 de Julho
1911 - Hiram Bingham, explorador americano, descobre Machu Picchu (velho pico) ou a Vilcapampa do Império Inca. Situada nosAndes,num dos pontos mais altos do actual Perú, foi elevada à categoria de Património Mundial pela Unesco.
Cidade pré-colombiana muito bem conservada, é uma das maiores atracções turísticas do país devido à sua típica localização, características geológicas e descoberta tardia. A 2800m de altitude, as suas ruínas mostram como os construtores incas aproveitavam e organizavam o terreno : zonas habitacionais, construções para depósitos, praças para cerimónias civis e religiosas, lugares para o culto.
Império dos Incas - Sabe-se que já exista por volta de 1200, mas só há conhecimento seguro a partir de 1438. Governado por um rei que detinha grande poder pessoal, também a nobreza e os sacerdotes possuíam muitos privilégios.Durante o reinado de Pachacutic, muitas províncias do Perú são anexadas e o Império estende-se ao Equador e ao Chile (actuais) . Com os seus sucessores Yupanqui (seu filho) e Huayna Capac, chega à Colômbia e ao Chile.
O Império divide-se pelos dois filhos de Capac - Huáscar e Atahualpa - entre 1527 e 1531, mas Atahualpa vence o irmão na guerra civil que se segue e fica soberano único. Cai no engodo dos espanhóis, acolhe-os pacificamente, converte-se mesmo ao cristianismo, mas não escapa a uma execução sumária ordenada pelo conquistador Pizarro. Com ele morre também o grande Império inca , em 1532.
...........................................
1802 - Nasce Alexandre Dumas Pai, escritor francês, autor de "O Conde de Monte Cristo"; "Os Três Mosqueteiros".

..........................................
1898 - Nasce Amélia Earhart, primeira mulher a voar sozinha sobre o Atlântico.

Actualidade - o cessar-fogo


- Ah, mas a Condoleezza Rice já expressou o seu (presumo que também de Bush) profundo pensamento : Diz ela que "é urgente o cessar-fogo" e que "é importante existirem condições para que o cessar-fogo seja viável".
- Ora, não está já quase tudo destruído?Então?

domingo, julho 23, 2006

Conflitos no Médio-Oriente

clique no mapa e relembre a História
(vídeo interactivo)

Casamentos...

(El País)

Afectos IV

"Interioridades" esquecidas


Millet - "Descanso ao meio-dia" (in)

sábado, julho 22, 2006

Olhar o rio


Usufruindo


A não perder a visita aos veleiros atracados na Rocha Conde de Óbidos.
Oriundos de diversos países, estão no Tejo até ao dia 23 de Julho.
Boa oportunidade para apanhar ar, olhar e saborear o rio,descobrir.
Ver mais no D.N.

Efemérides

22 de Julho

  • 1822 - Nasce Gregor Mendel, botânico austríaco.A origem humilde levou-o a tornar-se monge para poder suportar as despesas dos estudos que tanto o interessavam. Supervisor dos jardins do mosteiro e mais tarde professor na Escola Superior de Brün, realizou várias experiências no campo do cruzamento de vegetais.Como resultado destas experiências com ervilhas, formulou as leis da hereditariedade, que conhecemos com o seu nome e aplicáveis a todos os processos da reprodução sexual. Quase ignoradas até princípios do séc. XX , revolucionariam a biologia, traçando as bases do conhecimento da genética ( ver mais).

1933 - Wiley Post consegue, pela primeira vez na história, a proeza de dar a volta ao mundo em oito dias (7 dias, 8 horas, 49 minutos) - não oitenta - solitário e a bordo do monoplano Winnie Mae (um ano antes, Amélia Ehrart tornara-se a primeira mulher a realizar um vôo transatlântico).

A curiosa vida de aventuras do americano Wiley Post ( vale a pena conhecer o seu passado inicialmente"sombrio",onde, ao que parece, cabe um período em que se dedicou ao roubo de automóveis, mas que, no seu conjunto, resulta num importante contributo para a evolução da navegação aérea) terminaria em 1935, com um acidente mortal no Alasca, a bordo do bimotor Orion-Explorer, da Lockheed, juntamente com Will Rogers.(imagem in)

sexta-feira, julho 21, 2006

e Actualidade - quem é o chefe?

Actualidade - ainda a guerra

( clique aqui)

Afectos III

(in)

(...)
Tu és minha, tu és minha, vou gritando na brisa
da tarde, e o vento arrasta a minha voz, viúva.
Caçadora do fundo dos meus olhos, o teu roubo
estanca como a água o teu olhar nocturno.
(...)
Pablo Neruda

quinta-feira, julho 20, 2006

Efemérides e Descobertas

Descobertas
"Sonda Cassini revela zona semelhante à Terra em Xanadu,Titã - lua de Saturno"( "El País"e "Nasa" ).
Efemérides
19de Julho :
1304 - Nasce Francesco Petrarca, poeta italiano, precursor e protótipo do humanismo. Na sua obra-prima - "IlCanzoniere"- o centro da reflexão poética é Laura, cuja beleza celebra num novo estilo, renascentista, não já o trovadoresco.
1969 - "É um pequeno passo para um homem, um grande salto para a Humanidade" - diria Neils Armstrong quando se preparava para pisar , pela primeira vez na história do homem, solo lunar.

quarta-feira, julho 19, 2006

Pausa


(imagem in)

Faça uma pausa para recuperar das preocupações, guerras e outras tristes loucuras -clique Aqui e divirta-se...

Efemérides



19 de Julho

1848 - Foi organizada e convocada, em Nova Yorque, a primeira convenção de direitos das mulheres. A iniciativa de Lucretia Mott e Elizabeth Cady Stanton teve origem na revolta que sentiram quando, em Londres, 1840, foram impedidas de participar na Convenção Mundial Antiescravatura - pelo facto de serem mulheres.
1834 - nasce Edgar Degas, pintor francês, impressionista, autor de"Aula de Dança" ; "Desfile"(...)
1934 - nasce Francisco Sá Carneiro, político português. fundador do PPD.

terça-feira, julho 18, 2006

Actualidade - plano verde

Diz o D.N. que o "Plano verde de Ribeiro Telles" volta à Câmara de Lx. pela mão de Sá Fernandes.
Só posso acrescentar: APOIADO! Todas as nossas cidades e vilas estão a necessitar urgentemente de "planos verdes" e da luta e entusiasmo de mais " Ribeiros Telles". Virados para as notícias exteriores - sem dúvida preocupantes e de consequências imprevisíveis - ou obsessões futebolísticas alienantes, esquecemos, as mais das vezes, estas "guerras" internas que, a médio prazo, tornarão este país num recanto desértico, irrespirável e estéticamente detestável. A cada um de nós exige-se que toque o sinal de alerta em cada Câmara (ignorantes ou desatentas algumas, corrompidas outras), antes que não haja Amanhã.

segunda-feira, julho 17, 2006

Blog da semana- a minha escolha

Uma vez mais, aconselho a visita ao blog Naifismos. Na postagem intitulada "Religião - a raíz do mal", recomenda-se o Documentário "The Root of All Evit?", de Richard Dawkins. Faço minhas essas recomendações, pedindo desculpa por reproduzir os respectivos links :
Parte I
Parte II

sexta-feira, julho 14, 2006

Efemérides

14 de Julho:
1789 - em Paris, a multidão toma a Bastilha - prisão estatual e fortaleza real, símbolo da tirania. Acto que se tornaria, também ele, altamente simbólico. Assinala o início da Revolução Francesa e o fim da monarquia.
Este acontecimento marca o fim do período inicial, em que, aparentemente, tudo defendia uma política pacífica, passando a assumir uma fórmula revolucionária aquém e além fronteiras. Criou adeptos na maioria dos países, mas também multiplicou adversários quando a França surgiu como conquistadora e hegemónica.
Devemos-lhe os grandes Ideais - "Liberdade, Igualdade, Fraternidade " - e, igualmente, muitos excessos "endofágicos".

1972 - Jane Fonda, actriz, faz declarações anti-guerra do Vietname, consideradas perturbantes pelo Departamento de Estado americano.

Quatro Imagens sem (cem) palavras

(imagens in "El País" ; "Associated Press" ; " Times" ; "Al-Ahram" )

quinta-feira, julho 13, 2006

Comportamentos

Os nossos comportamentos escrevem a rota das nossas vidas. poéticos, saudosos, brincalhões, aparvalhados, trabalhadores...Não se esgotam as palavras com que podemos adjectivar os seus portadores.
Talvez por isso mesmo, também não faltam aqueles que
Simpáticos, alegres, ciumentos, odiosos, mal-humorados,tensos, pacientes, incomprendidos, se propôem resolver os problemas dos que sentem e fazem como não queriam sentir ou fazer - psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, autores de livros de auto-ajuda, cartomantes, astrólogos, etc., etc., etc.
Agora há uns bons na Televisão.Descobri o Dr. Phil, na TV Mulher, e o canal brasileiro Record, que veio substituir o GNT.
O primeiro ensina a mudar atitudes prejudiciais, a trocar vícios que nos aliviam tensões, por hábitos , rotinas ocupacionais estimulantes.Era o caso, hoje, de uma jovem que amainava a ansiedade arrancando os próprios e belos cabelos. Também uma bebé o fazia ( a si mesma e/ou às bonecas) : as atenções familiares iam-se desviando para a concorrência gerada na barriga materna.
No segundo caso, é ver para crer. Não percebemos como ainda se sofre nesta vida, seja por falta de dinheiro, de amor ou de saúde. Um copo de água, uma oração, as visitas ao espaço religioso recomendado ( e, quem sabe, alguma pequena contribuição) são terapêuticas únicas e compensadoras.
Saberemos aprender com esta lição? "Velho" GNT, para quando o teu regresso?
(imagem
in )

Moonage

Moonage

Efemérides

( imagem in ) 13 de Julho:

1985 - Live Aid: idealizado por Bob Geldaf, este concerto foi inaugurado, em Londres, pelos príncipes Carlos e Diana. Tinha como objectivo angariar fundos destinados à luta contra a fome em África.

  • E Hoje,que fazemos ? Expectantes, apenas, perante o que nos chega do Iraque , de Israel , da Palestina? Dos refugiados africanos? Das misérias suburbanas internacionais?!
  • Ali
  • nas dobras desta estrela,
  • cobertos com um farrapo de
    noite,
  • estão eles à espera de Deus.
  • A boca pregada dum espinho,
  • sua língua perdeu-se-lhe nos
    olhos
  • que falam como poços
  • em que um cadáver se afogou
  • (...)
    • ( Nelly Sachs "Poemas")

quarta-feira, julho 12, 2006

Violência doméstica


Não sei se será assim tão importante homenagear as vítimas da violência doméstica.
Sr Presidente, este país precisa de acção . O mesmo é dizer, de mudanças. Na justiça e na sociedade.
Clique aqui e ouça as palavras que não são apenas oratória.

terça-feira, julho 11, 2006

Aqui te amo

(imagem in)

  • Aqui te amo
  • Nos sombrios pinheiros desenreda-se o vento.
  • A lua fosforece sobre as águas errantes.
  • Andam dias iguais a perseguir-se.
  • Desaperta-se a névoa em dançantes figuras.
  • Uma gaivota de prata desprende-se do ocaso.
  • Às vezes uma vela. Altas, altas estrelas.
  • Ou a cruz negra de um barco.
  • Sozinho.
  • Às vezes amanheço e até a alma está húmida.
  • Soa, ressoa o mar ao longe.
  • Este é um porto.
  • Aqui te amo.
  • Aqui te amo e em vão te oculta o horizonte.
  • Eu continuo a amar-te entre estas frias coisas.
  • Às vezes vão meus beijos nesses navios graves
  • Que correm pelo mar aonde nunca chegam.
  • Já me vejo esquecido como estas velhas âncoras.
  • São mais tristes os cais quando fundeia a tarde.
  • A minha vida cansa-se inutilmente faminta.
  • Eu amo o que não tenho.E tu estás tão distante.
  • O meu tédio forceja com os lentos crepúsculos.
  • Mas a noite aparece e começa a cantar-me.
  • A lua faz girar a sua rodagem de sonho.
  • Olham-me com os teus olhos as estrelas maiores.
  • E como eu te amo, os pinheiros no vento
  • querem cantar o teu nome com as folhas de arame.
    (Pablo Neruda - "Vinte Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada")

segunda-feira, julho 10, 2006

Clique aqui, ouça,veja e..." curta".

Efemérides

(in e in)
  • 10 de Julho:
  • 1925, no Tennessee (U.S.A.), começou o julgamento de John Thomas Scapes , acusado de violar uma lei daquele Estado : ao leccionar Ciências aos seus alunos, no liceu onde era professor, Scapes cometia delito já que ensinava a lei da evolução das espécies,negando assim, óbviamente, a teoria da Criação Divina do Homem, como ensinava a Bíblia. Este julgamento ficou conhecido como "julgamento do macaco".
  • 1830 -- nasce Camille Pissarro, pintor impressionista francês
  • 1871-- nasce Marcel Proust, escritor francês, autor de"Em Busca do Tempo Perdido".
  • Na actualidade, a minha amiga Amélia.

domingo, julho 09, 2006

Afectos II

(imagem in)
Mulheres condenadas por aborto
"PSD e CDS dizem não comentar casos judiciais", lê-se no art. deÂngela Marques e Fernanda Câncio, publ. no D.N. de quarta- feira ( clique para ler art.).
A Igreja Católica pune com excomunhão (cânon 1398) todo aquele que é responsável por um aborto.
No Código Penal Português , em 1984, apenas se despenalizou o aborto terapêutico, eugénico e ético (este último para abranger os casos de violação), não abarcando o aborto social, e afastando-se, assim, do procedimento adoptado pela Dinamarca, Luxemburgo, Itália , França (...).
Parece-me que, nestas circunstâncias, a exclusão da entrada no Paraíso torna este , pela certa, num deserto, e urge tornar a vida mais suportável para as Mulheres aqui na Terra, impedindo que seja "violada " a sua intimidade com exames periciais forçados, encarcerados os seus corpos e destruídas as suas vidas ..
Quem não percebe isto, não entende de sofrimento, e não me venham falar de excepções.

sábado, julho 08, 2006

Afectos I


(Imagem Is-frente - in Letras," Una
Cadena de Solidariedades", trabalho de Manuel Zozaya)
Ouvi e vi, há poucos dias, uma entrevista de Francisco José Viegas à directora da revista "Egoísta", a propósito da publicação de um livro da autoria desta, não ouvi o título - cheguei tarde à emissão. Habituada a assistir a interessantes conversas no programa do conhecido escritor, esta foi mais uma que me ficaria na memória apenas como tal, não fora a impressão que me pareceu andar no ar sempre que F.M.Viegas falava de "afectos" . Intuí que tratar este tema seria como falar de telenovelas de3ª. classe (também as há de 1ª.). Digo intuí porque uma conversa truncada, como foi esta, pode levar a erros de interpretação. A autora , na minha perspectiva, defendeu-se como pode - i.é, defendeu o seu trabalho - procurando esclarecer que não é uma obra "lamechas", mas sim história de vidas. Confesso que me abriu o apetite para a leitura ( eu, que acho estar numa fase de menos interesse pelo estilo literário do romance!).Porque estranhei o sentimento de menoridade que -suponho - F.J.Viegas atribui aos afectos. Não são, todas as grandes causas, geradas em afectos, diversos embora?! A vida, sem afectos , é plena? Onde ficam o amor pela arte, pela estética, pelo respeito , pela liberdade, pelo Universo, pelo Outro (pai, mãe, filho, irmão,amigo,amante) ? Onde fica a nossa vida sem eles?! Um livro, uma obra, quanto a mim, só valem se tratarem de afectos.Se forem abordados sem ligeireza, como merecem. O afecto e o seu contrário. Eu acredito na essência tese-antítese, geradora de tudo o que flui - Amor, Ódio, Guerra, Paz (Vida).

Efemérides


Estados Unidos da América : A 8 de Julho de 1776, a leitura pública da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América - adoptada pelo Congresso Continental a 4 do mesmo mês - foi anunciada em Filadélfia pelo Sino da Liberdade. Os E. U. A. só seriam formalmente reconhecidos como nação independente a 2 de Agosto de 1783, com a assinatura do Tratado de Paris.
(Ret.de"Hoje na História" da Edimpresa)

sexta-feira, julho 07, 2006

Actualidade - o terror



"O 7 de Julho mudou a percepção do terror e a relação com os muçulmanos europeus" diz Jorge Almeida Fernandes no Público. (imagem in "Público)

Bloguista inteligente

Existem, quanto a mim, duas boas formas de ser um bloguista interessante :
Uma - seguir o instinto estético e produzir (reproduzir) formas comunicativas dirigidas aos nossos sentidos, àquilo a que apelidamos de "alma".
Outra - transformar este meio num instrumento de utilidade social (mesmo).
Estou, ainda , perdida no caminho, mas, hoje, vou seguir o inteligente exemplo do
Causa-Nossa e dizer-vos: assino por baixo o apelo relativo à AMI aqui

quinta-feira, julho 06, 2006

Origens

clique aqui
Ao menos visite este site, talvez lembre as suas origens e respeite os animais.

Modas

clique ' target="'_">aqui (abre nova janela)e ouça enquanto lê

  • (in "www1.folha.uol.com)

    Comemorações : o biquini

    "Mas o que eu - tipo austero
    A essas bichas tão ternas
    Que nos produzem assombro
    Difícilmente tolero:
    É mostrarem-nos as pernas
    E os braços até ao ombro..."

(Júlio Guimarães. A Maldade das Mulheres)

Ou estes (Eça de Queirós. A
Capital):

  • " - Bom tornozelo, hem?
  • - Lindo!
  • - Sim? Hem? - E escarrava grosso: - E a barriguinha da perna?
  • - Adorável!

Ret. da obra de José Machado Pais "artes de amar da burguesia". A ler.

Paciências


Ter paciência (de Job) é:

Aguentar os canais generalistas nas tardes mortas
Viver dias sem sol
Ouvir sempre falar do déficit
Suportar o barulho
dos vizinhos
Viver com pouco dinheiro
Escutar os outros, sem que nos
escutem
Ouvir falar de futebol em todo o lado e todo o dia
ouvir ou entrar em discussões
Jogar no
euromilhões sem ganhar

Primeiras Páginas...


(in "Primeiro de Janeiro")