PICASSO, PICASSO,PICASSO

quarta-feira, agosto 30, 2006

Efemérides - Cleópatra


30 de Agosto

30 a.c. - Após uma vida de poder e de amores célebres e um ano depois da sua derrota, juntamente com Marco António, na batalha naval de Actium, por Octaviano (mais tarde imperador romano César Augusto), Cleópatra, a celebérrima e bela rainha do Egipto suicida-se, fazendo-se morder por uma cobra.O seu amado triúnviro de Roma conheceria sorte semelhante, suicidando-se também.

As imagens mostram algumas das várias formas que têm revestido, na imaginação dos Homens, a figura quase lendária de uma das mais poderosas mulheres da Antiguidade. Rainha, mulher do Faraó, seu irmão, mas detentora efectiva do poder no Egipto, amante de Júlio César e de Marco António. A sua sedução e beleza ainda hoje nos reportam a uma tradição que as diz mantidas com as célebres imersões em leite de burra.

terça-feira, agosto 29, 2006

quarta-feira, agosto 02, 2006

Afectos VIII - repouso


Proponho um breve descanso "entre-guerras", oferecendo-vos a bela harmonia amarela de Matisse

Efemérides

2 de Agosto
47 a.c. - A vitória fácil de Júlio César, general romano, sobre o rei do Ponto leva-o a descrevê-la ao Senado com a célebre frase :"Veni,vidi,vici"
1552 - O Tratado de Passau dá liberdade religiosa aos luteranos na Alemanha.
1865 - Lewis Carroll, escritor inglês, publica Alice no País ds Maravilhas.
1929 - Nasce José Afonso, compositor e intérprete português, autor de "Vampiros","Grândola Vila Morena", entre outras.
1932 - Nasce Peter O'Toole um dos meus ídolos de juventude

( A imagem, de Arthur Kaufmann, representa a emigração de inteletuais procada pela perseguição nazi)


"patriota" , reunia em1934 - Adolf Hitler torna-se Führer (líder) após a morte do presidente alemão, Paul von Hindenburg,, e o exército alemão prestou juramento de lealdade ao seu novo comandante-chefe.
Austríaco de nascimento, megalómano e exarcebado si o espírito revanchista do exército ( humilhado pela derrota na 1ªGrande Guerra e pelas condições do tratado de paz que antecedeu a República de Weimar) e dos grandes industriais, o ódio contra os sistemas democrático e comunista, e a obsessão pela pureza e superioridade da raça ariana, o anti-semitismo e o anti-eslavismo.
O nacional-socialismo e Hitler eram produtos da Primeira Guerra Mundial. Receberam a sua força da fragilidade da tradição democrática e dos restos ainda poderosos das instituições autoritárias governativas e sociais, imperialistas.Havia uma grande receptividade às ideias nacionalistas num Estado ainda marcado pelo imperialismo, altamente industrializado em época de depressão, dividido , com muitos resíduos feudais e com o terror do comunismo, cujos ecos chegavam da URSS, e a classe média sentia.
Hitler, que sublimou o seu fracasso profissional e social, colhera uma experiência satisfatória de camaradagem durante a guerra. Ocupou o centro deste nacional-socialismo, representava o homem da rua e ultrapassava os sentimentos de inferioridade na militância e no radicalismo.
Assumiu o poder dentro duma legalidade constitucional, mas caminhou rapidamente para a ditadura através de actos de aparente legalidade que conduziram ao regime autoritário nazi.

Actualidade - Gisberta

Gisberta ou a responsabilização de quem quer ser gente
"A Vida não é um Ter e um Haver, mas um Ser e Tornar-se" (Myrna Loy)
(imagem in "O P.Janeiro")
Segundo os jornais de hoje, os jovens incriminados no caso"Gisberta" serão internados num centro educativo por um período de até 13 meses.O juiz terá dito, em determinado ponto do seu discurso admoestador: " A sociedade não é uma selva.Tiveram uma brincadeira de mau gosto".
De facto, foi de péssimo gosto, se é que se pode aqui falar de 'gosto' e, sobretudo, de 'brincadeira'. Rapazes de 13, 14, 15 anos dificilmente não sabem o que fazem quando agridem ou afogam um ser vivo, bicho ou gente. A desculpabilização da juventude não ajuda a melhorar a humanidade em nenhuma das suas potencialidades. Temos o exemplo nas escolas e os resultados no mundo.
Cá p'ra mim, assim não o vamos mudar mesmo...

terça-feira, agosto 01, 2006

Actualidade - ... se fue de Cuba

"Viver acorrentado é viver na vergonha"

Entristeço-me sempre que vejo um ciclo chegar ao fim. Sobretudo se representa vidas (embora nem todas as vidas sejam inócuas nas suas órbitas terrestres).E apesar de tudo.

Um círculo está prestes a fechar-se. Na História, ficará a sua história, mostrando como apenas é o que todos nós somos - homens (e erros).

Agora, todos em suspenso. Os abutres também.

Afectos VII

(in) A Vida vinga-se
Velharias impregnadas de vida, lavam a alma da desesperança bebida nas notícias do dia a dia.
Imagens que nos fazem poetas.

Actualidade - A solução

No "New York Times" de hoje, deparei-me com as propostas que se vão formulando para que os humanos possam sobreviver algures, no Universo, num pós-guerra mundial catastrófica. Nesse tranquilo, mas inóspito, lugar não faltará uma florescente " horticultura", propiciada pelos estudos já desenvolvidos a partir do ADN das plantas.
Pelo menos para os ministros dos Estados (ricos) envolvidos nestas questões, a solução parece estar aí. Os países escandinavos estão atentos e presentes na consertação desses meios (veja mais no artigo referido). Mas os desgraçados são desgraçados em quaisquer circunstâncias : terão de escolher entre serem massacrados, cá na Terra, ou serem emigrantes ilegais - é que não vão ter dinheiro para embarcar...

Deuses e Afectos

"Deuses" de Paul Gauguin

Efemérides

O Mundo e o Círculo
1 de Agosto
1914 - A Rússia e a Alemanha declaram-se em guerra e a França ordena a mobilização geral.
O assassínio em Sarajevo (28.6.1914) do arquiduque austríaco por nacionalistas Sérvios, foi o pretexto para o desencadear do conflito. Vivia-se num mundo cheio de tensões políticas e económicas, a que não eram alheias as lutas pelas hegemonia colonial e a necessidade da conquista de mercados e de matéria-prima no contexto da industrialização. Àquele pretexto sucedeu-se a organização de um sistema de alianças, e depois o desencadear de sucessivas declarações de guerra.
As terríveis convulsões, de projecção mundial, que se seguiram ,deram nome ao conflito, afundaram o absolutismo monárquico da Europa e deixaram latentes as marcas que levariam a novos confrontos.
(imagem in)

Fraquezas

Tinha decidido que ficava por aqui, nada de blogs nem de postagens, que a vida é breve e o Sol não brilha sempre : vieram as férias. Mas quê, o vício apanha -nos todos, dos pés às vísceras, e pé-ante-pé, para me enganar a mim mesma, cá fiquei a ver os jornais , os truques do 'Média Flash' (?),uma viagem pela História e pelo tempo que correu sem eu me dar conta.
Agora, que são cinco da manhã, resta-me ir tomar o pequeno-almoço e ver se consigo adormecer ...antes de férias.